Com o aumento do ritmo de vacinação em Presidente Venceslau, a Vigilância Epidemiológica solicita aos munícipes aptos a receberem doses contra a covid-19 para realizarem antecipadamente o cadastro no site Vacina Já, do Governo Estadual.
A operação auxilia a Vigilância Epidemiológica local no trabalho de lançamento de dados no sistema, além de agilizar o procedimento de vacinação.
Com o cadastro prévio, os dados são contabilizados com mais velocidade.
Para se cadastrar, basta acessar o site www.vacinaja.sp.gov.br, clicar no grupo ao qual você pertence e responder o questionário.
Vacinação
Começou nesta quarta-feira (16) a aplicação das doses de vacinas para imunização contra a covid-19 em cidadãos com 50 anos ou mais que não possuem comorbidades.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, a procura pela imunização está alta. Cerca de 800 doses foram aplicadas somente na quarta-feira.
As doses são aplicadas de segunda a sexta, das 8h às 15h, no Centro de Saúde, localizado na rua Comandante Antenor Pereira, número 10. Para se vacinar, o integrante da faixa etária deve levar CPF, RG e comprovante de endereço.
Orientações
Nesta semana, a Vigilância Epidemiológica divulgou nota informativa para passar orientações sobre o período de isolamento de paciente suspeito ou confirmado com covid-19. Este período deve ser de 14 dias, conforme indicação do Ministério da Saúde, contados a partir do início dos sintomas. Cumprido o período de isolamento, o paciente será liberado desde que não tenha apresentado sintomas nas últimas 24 horas.
Pessoas que tiveram contato próximo e pessoas que moram na mesma casa que o paciente suspeito / confirmado deverão respeitar o período de quarentena de 14 dias. A quarentena deverá ser feita em cômodo separado do paciente sintomático, se possível.
O contato próximo é configurado quando a pessoa fica exposta ao doente ou suspeito com distância mínima de 1,5 metro por um total de 15 minutos ou mais; pessoa que ofereceu cuidados ao paciente suspeito/confirmados (exceto profissionais capacitados e paramentados com EPIs); contato físico direto com beijos e abraços; pessoas que dividiram utensílios de alimentação; e pessoas expostas a espirros, tosses ou gotículas do paciente suspeito ou confirmado.
Segundo o setor, a dinâmica de enfrentamento ao coronavírus está em constante atualização. “A situação regional e, principalmente, municipal, no momento se configura com um elevado índice de transmissão, alargado prazo médio de recebimento dos resultados dos exames de PCR-RT para Sars-CoV-2 e aumento no número de resultados com ‘falsos negativos’", informou.
Por meio da nota técnica, o setor pretende orientar a adoção de práticas padronizadas para contenção do número de casos e mudança no período de isolamento e quarentena.
O termo isolamento é usado para os pacientes com suspeita ou confirmados com a doença. Já a palavra quarentena é usada para denominar o período respeitado pela pessoa que teve contato com o indivíduo suspeito ou infectado. No entanto, as ações de restrição social são as mesmas.
Guia para isolamento
A Vigilância Epidemiológica divulgou, nesta semana, um guia para o cumprimento do isolamento domiciliar por covid-19. Confira:
- O paciente em isolamento ou quarentena não deve sair a rua (exceto para assistência médica) ou ter contato com outras pessoas até que o período estipulado pelo médico tenha passado;
- Não se deve receber visitas;
- Caso o paciente em isolamento e os moradores em quarentena estejam recebendo auxílio de familiares e amigos com alimentação e itens essenciais, a entrega não deve ser feita com contato. Sugere-se que os objetos e alimentos sejam deixados no portão ou porta e retirados apenas quando não houver pessoas por perto;
- Toalhas de rosto e banho, garfos, facas, colheres, copos devem ficar separados e utilizados apenas pelo paciente e higienizados frequentemente;
- Se possível, o paciente com sintomas deve ficar em um cômodo separado da residência e não compartilhar o banheiro com outros moradores;
- Se a residência tiver apenas um cômodo, o sofá, cadeiras e o colchão não devem ser compartilhados e o uso de máscara é essencial durante todo o tempo e as refeições não devem ser feitas em conjunto;
- Limpeza frequente da casa com álcool 70% ou cloro/água sanitária diluído na proporção uma xícara de café para um litro de água;
- Caso haja apenas um banheiro, após o uso, o paciente deve desinfetar as superfícies com álcool 70% ou desinfetantes, antes de ser utilizado por outra pessoa. Exemplos de superfícies a serem limpas: torneira, maçaneta, interruptores, vaso sanitário, descarga, box e registro do chuveiro;
- Pasta de dente, sabonete e toalha de rosto não devem ser compartilhados. A escova de dentes e cabelo do paciente suspeito ou infectado devem ficar separadas das demais;
- A janela do cômodo ocupado pelo doente deve ficar aberta para ventilação e entrada de luz solar, porém a porta deve ser mantida fechada;
- Somente a pessoa infectada ou suspeita deve ter contato com a sua roupa e roupa de cama, sendo recomendado embalar em saco plástico para ser levado até o tanque ou máquina de lavar. As roupas devem ser lavadas separadamente das de outros moradores e a maquina ou tanque desinfetados após o uso, inclusive a parte externa;
- Deixar uma lixeira apenas para uso do paciente isolado. Quando cheio, o saco de lixo deve ser fechado antes de ser despejado em outra lixeira. Se possível marcar o saco com uma fita vermelha ou identificar;
- Lavar ou higienizar as mãos continua sendo extremamente necessário.
(Da redação)
0 Comentário(s)
Seja o primeiro a comentar!