O ex-presidente do PSOL de Presidente Venceslau e candidato a vereador nas eleições realizadas no município em 2020, João Pedro da Paz, recebeu o convite da Presidência Estadual do partido Rede Sustentabilidade para se filiar ao partido e iniciar os trabalhos como pré-candidato da legenda para o cargo de deputado federal.
O convite foi feito ao estudante do curso de direito, residente em Presidente Venceslau, durante o mês de abril. No mês seguinte, o agora pré-candidato pelo Rede Sustentabilidade para uma cadeira na Câmara dos Deputados resolveu aceitar e iniciar os trabalhos na cidade e região. “O Fernando Oliveira, que é coordenador estadual de organização e assessor da liderança da Rede na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), me ligou a convite da Mariana Helou, deputada estadual, indagando se nosso grupo político tinha a intenção de estar com eles e se poderíamos ter um nome para disputar as eleições no ano que vem”, comentou João em entrevista ao Integração Regional.
Com o início da divulgação do trabalho do partido, foram iniciadas também as conversas com lideranças políticas de municípios da região, entre eles Marabá Paulista, Mirante do Paranapanema e Panorama. "A gente precisa compor com todas as cidades da região. Falta uma representatividade federal. Nesse momento, estamos conversando com todo mundo, de portas abertas para todos. Seja partido de direita, esquerda, prefeitos, vereadores ou lideranças políticas", justificou o pré-candidato, que também é o atual presidente municipal do partido e atuante na coordenação dos trabalhos regionais, ao lado da ex-vereadora de Presidente Venceslau, Carla Ziper.
O pré-candidato de 22 anos se desfiliou do PSOL em dezembro, logo após o encerramento das eleições. Ele era o presidente municipal da legenda. "Deixei o partido por divergências internas com o diretório de Presidente Venceslau. Nada com São Paulo, nem Nacional. Havia uma resistência muito grande e um sectarismo que não permitia que você composse com outras forças políticas", comentou.
Os trabalhos desempenhados pela Rede Sustentabilidade no município não visam apenas a disputa do próximo ano, mas também tem como objetivo preparar núcleos de apoio para as eleições municipais de 2024, quando a legenda pretende lançar candidatos para os cargos de vereador e prefeito. "A expectativa é grande. Conversamos com servidores, moradores de assentamentos. Temos preparado os núcleos que têm interesse em disputar a eleição para vereança, teremos chapa própria para prefeito e vice. Nós estamos estruturando o partido também, principalmente para 2024. Agora para 2022 estamos estruturando para criar comitês de apoio a essa dobradinha que nós vamos ter", explicou João.
A Rede Sustentabilidade foi classificada por João como um partido de centro, com elos progressistas, que defende a inclusão e demais pautas em evidência no país. Presidido nacionalmente por Heloísa Helena, o partido conta com lideranças como Marina Silva, conhecida por participar das disputas eleitorais para a presidência da república. "O sonho é a matéria-prima da política. Se a gente não puder mais sonhar, não faz mais sentido militar na política, não faz sentido acreditar em nada. Que em 2022 possamos ter um cenário melhor do que o de 2018, que foi um cenário de brigas, conflitos e famílias rachadas", finalizou João Pedro.
(Da redação)
0 Comentário(s)
Seja o primeiro a comentar!