Presidente Venceslau | Quarta-Feira, 10 De Junho De 2026
Geral

Presos da região vão fazer exame para conclusão dos estudos em outubro

Presos da região vão fazer exame para conclusão dos estudos em outubro
Avaliação do Encceja para os privados de liberdade ocorrerá em outubro (Foto: Cedida)

Presos da região de Presidente Prudente terão a chance de concluir os estudos nos ensinos fundamental e médio por meio do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) para PPLs (Pessoas Privadas de Liberdade).  

Realizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o Encceja PPL serve para certificar, de uma forma mais ágil, participantes que não puderam ou tiveram dificuldades em finalizar o ensino regular na idade apropriada para cada nível.  

A finalização desta etapa escolar é uma porta de entrada para o ingresso dos reeducandos no ensino superior, em cursos profissionalizantes e em oportunidades de emprego ainda dentro do sistema prisional, mas, principalmente, quando em liberdade.  

Provas em outubro
As provas irão ocorrer nos dias 13 e 14 de outubro. O primeiro dia será destinado aos internos que pretendem se formar no ensino fundamental e contará com tópicos de Língua Portuguesa e Estrangeira Moderna, Ciências Naturais, Matemática, Artes, Educação Física, História, Geografia e Redação.   

Já no segundo dia, os candidatos à conclusão do ensino médio irão responder questões sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Redação.   

Obtenção de certificado
Para obter o certificado, o participante deve atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e o mínimo de cinco pontos na prova de Redação, adicionalmente à nota mínima das matérias de cada módulo.   

Remição de pena  
O exame também gera remição de pena aos participantes que atingirem nota para certificação.

Com Assessoria de Imprensa

Integração Regional

integracaoregionalnews.com.br

Jornal integrante de veículo de comunicação com sede em Presidente Venceslau (SP).

0 Comentário(s)

Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu comentário