Presidente Venceslau | Quarta-Feira, 6 De Dezembro De 2023
Geral

Poupatempo alerta para validade da CNH em 2023

Poupatempo alerta para validade da CNH em 2023
Renovação pode ser feita de maneira digital, através do site ou aplicativo poupatempo (Foto: Cedida)

Motoristas que tiveram a "Carteira Nacional de Habilitação" (CNH), vencida em "maio de 2022", cujo prazo de renovação havia sido estendido por meio da "Deliberação 243" do "Conselho Nacional de Trânsito" (Contran), de "09/11/21", precisam atualizar o documento até o dia "31 de janeiro" deste ano. 

O cronograma do Contran, contemplou as carteiras de habilitação com vencimento entre "1º de março de 2020 e 31 de dezembro de 2022" (veja o calendário abaixo).

Calendário com os novos prazos de CNH:Poupatempo alerta para validade da CNH em 2023

Assim, os motoristas que tiveram a CNH, vencida em "maio deste ano", deverão renová-la até o final desse "mês de janeiro de 2023". Já para os condutores que estão com o vencimento da habilitação previsto para "1º de janeiro de 2023" em diante, os prazos para a regularização da CNH seguirão o "cronograma habitual", conforme consta em cada documento.

Ou seja, quem tem o documento válido até "janeiro de 2023" deve regularizar a CNH no máximo "30 dias" após seu vencimento. O mesmo pode ser feito nos "30 dias que antecedem a validade" impressa na carteira de motorista.

O agendamento para atendimento presencial deve ser feito "previamente pelos canais eletrônicos" de forma gratuita (portal www.poupatempo.sp.gov.br), aplicativo "Poupatempo Digital, totens de autoatendimento ou pelo assistente virtual, chamado P", disponível no WhatsApp, pelo número (11) 95220-2974.

Renovação da CNH;

Para renovar a CNH, basta acessar o portal (www.poupatempo.sp.gov.br) ou aplicativo "Poupatempo Digital, clicar em Serviços > CNH > Renovação de CNH". Após "confirmar ou atualizar" os dados, o motorista "agenda e realiza" o exame médico na "clínica credenciada" indicada pelo sistema.

Quem exerce atividade remunerada ou optar pela inclusão do "EAR" na CNH, precisa passar também pela "avaliação psicológica" e será direcionado a um profissional credenciado.

Se for aprovado nos exames, é necessário pagar a "taxa de emissão" e aguardar as orientações que serão enviadas por e-mail pela "Senatran" para acessar a "CNH Digital", que tem a "mesma validade" do documento físico, disponível no aplicativo "Carteira Digital de Trânsito" (CDT). O código de segurança para acessar a CNH digital também pode ser consultado pelos "canais eletrônicos" do Poupatempo.

Para evitar deslocamentos e proporcionar mais conforto e comodidade, o cidadão irá receber a "CNH física, pelos Correios, no endereço indicado pelo motorista".

(Com Portal do Governo de SP)

Integração Regional

integracaoregionalnews.com.br

Jornal integrante de veículo de comunicação com sede em Presidente Venceslau (SP).

0 Comentário(s)

Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu comentário

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Privacidade.

Sim, eu aceito. Não, eu não aceito.