Presidente Venceslau | Sábado, 13 De Junho De 2026
Região

Polícia Civil realiza operação contra comércio de armas e apreende pistolas e munições em Presidente Epitácio

Polícia Civil realiza operação contra comércio de armas e apreende pistolas e munições em Presidente Epitácio

A Polícia Civil de Presidente Epitácio deflagrou na manhã desta terça-feira (15) a operação Fire Box, para investigar o comércio ilegal de armas de fogo e munições na cidade. As investigações contam com o serviço de inteligência, baseado na operação “Colubra” onde foi apurado crime de extorsão que gerou um prejuízo de 14 milhões de reais, que resultou na denúncia de quatro pessoas que já foram processadas e duas delas tiveram prisão preventiva durante a fase da operação.

Com os matérias apreendidos na operação “Colubra” em outubro do ano passado, os Policias Civis descobriram que existia uma movimentação de venda de armas de fogo e munições na cidade, quando apreenderam o telefone celular de um comerciante de Presidente Epitácio, e assim suspeitaram que se tratava de um sujeito que era responsável pela comercialização clandestina de material bélico na cidade e região.

Os policias analisaram também outros materiais apreendidos e através do serviço de inteligência da Delegacia de Polícia de Presidente Epitácio, descobriram que o investigado mantinha atividade irregular de venda de munições, em especial a calibre .22. Com isso identificaram o vendedor e consequentemente os compradores, todos moradores de Epitácio.

Diante das informações a polícia realizou novas buscas domiciliares na casa do suposto vendedor na manhã de hoje (15), e os oficiais encontraram várias armas de fogo, sendo elas: um rifle calibre 22; uma carabina calibre 357; um revólver calibre 22 e duas pistolas semiautomáticas. Além das armas, foi encontrado também, 2.800 munições calibre .22; 330 munições calibre 9mm e 100 munições calibre 357.

No momento da apreensão do material, o homem apresentou o CR e CAC emitido pelo exército, que são os documentos que comprovam que o cidadão está autorizado a desempenhar a atividade de atirador Desportivo, Caçador ou Colecionador, que se refere a atiradores que contemplam todas essas atividades em seu Certificado de Registro. Mas devido a comercialização do material, houve um desvio de finalidade, ou seja, ele poderia possuir, mas não vender, com isso todas as armas e munições foram apreendidas, e permanecerão a disposição da justiça, e o proprietário foi indiciado por comercio ilegal de munições.

As investigações também levaram até uma pessoa que havia adquirido munição e lá encontram uma espingarda, sem registro e com a numeração raspada, contendo três cartuchos. O sujeito foi autuado em flagrante e encaminhado a cadeia pública de Presidente Venceslau, onde aguardará audiência de custódia.

A Policia Civil esclarece que mesmo que a pessoa tenha autorização para portar armas e munições, não é permitido que ela exerça comércio desses itens, pois acaba configurando crime, o material é apreendido e o indivíduo preso.

A operação contou com um efetivo de 15 policiais civis, cinco viaturas e foram apreendidos três smartphones.

Por Claudio Almeida / Portal Bueno

Integração Regional

integracaoregionalnews.com.br

Jornal integrante de veículo de comunicação com sede em Presidente Venceslau (SP).

0 Comentário(s)

Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu comentário