Presidente Venceslau | Domingo, 27 De Setembro De 2026
Região

Em seis meses, furto de energia na região equivale a abastecimento de 3 mil famílias

Em seis meses, furto de energia na região equivale a abastecimento de 3 mil famílias
Na lista das ligações clandestinas e intervenções nos medidores estavam estabelecimentos comerciais, imóveis residenciais rurais e urbanos (Foto: Cedida/AI)

Mais de 615 mil kWh (quilowatt-hora) de energia elétrica recuperados. Essa é a quantidade extraviada por meio de ligações clandestinas e intervenções ilegais no sistema de distribuição de energia elétrica nos 24 municípios da região de Presidente Prudente atendidos pela concessionária Energisa Sul-Sudeste. As irregularidades foram identificadas ao longo do primeiro semestre, causando prejuízos e, principalmente, colocando em risco a segurança da população.   

Para identificar as irregularidades, a empresa realiza inspeções periódicas com o apoio de tecnologias como drones, verifica denúncias de fraudes e analisa as situações em que as unidades consumidoras apresentam grandes variações de consumo. 

Como resultado das ações realizadas na região entre os meses de janeiro e junho, foram recuperados 615.044 kWh de energia elétrica, quantidade suficiente para abastecer 3.075 famílias, com consumo médio de 200 kWh, durante um mês. 

Na lista das ligações clandestinas e intervenções nos medidores estavam estabelecimentos comerciais, imóveis residenciais rurais e urbanos.    

É crime

O furto de energia, conhecido como gato, é o ato de desviar ou puxar energia da rede elétrica, sem o conhecimento e a autorização da concessionária responsável e sem qualquer tipo de registro da energia consumida. 

Já a fraude consiste na manipulação dos equipamentos de medição, com o objetivo de reduzir ou “zerar” o faturamento efetivo de uma unidade de consumo.    

Ambos configuram crime, conforme previsto no Código Penal Brasileiro, com pena que varia de um a cinco anos de prisão. Além disso, quem realiza tais procedimentos coloca em risco a própria vida e a de terceiros, podendo sofrer um choque elétrico e ainda causar a interrupção no fornecimento de energia para outros clientes.   

“A rede elétrica é planejada para atender os clientes regulares e cadastrados nos sistemas da companhia. Os furtos e fraudes na rede impactam na qualidade do fornecimento de energia elétrica, na arrecadação de impostos e na receita da empresa, o que compromete os investimentos em melhorias e serviços. Consequentemente, onera todos os clientes que pagam a conta em dia”, diz o gerente de Serviços Comerciais da Energisa Sul-Sudeste, Dalessandro Luis Mafei.

Constatada a irregularidade, além de abrir um boletim de ocorrência na polícia, a concessionária tem como cobrar os valores retroativos referentes ao período em que a pessoa usou a energia, mas não pagou, conforme prevê a Resolução 414/2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 

O fornecimento de energia também é interrompido como medida de segurança até que a situação seja regularizada.   

Pode denunciar

“A população, que é prejudicada por essas práticas, tem papel fundamental no combate a esses crimes, e pode ajudar denunciando pelos nossos canais de atendimento. A identidade de quem denuncia é mantida em total anonimato”, reforça Dalessandro. 

A denúncia pode ser feita pelo Call Center 0800 70 10 326 (ligação gratuita) ou pelo site www.energisa.com.br na aba Serviços Online > Mais Serviços > Denuncie Furto de Energia.   

Com informações de Assessoride Imprensa

Integração Regional

integracaoregionalnews.com.br

Jornal integrante de veículo de comunicação com sede em Presidente Venceslau (SP).

0 Comentário(s)

Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu comentário