Presidente Venceslau | 25 de Janeiro de 2022
Cotidiano

As relações ambivalentes dentro do sagrado feminino

As relações ambivalentes dentro do sagrado feminino

O objetivo deste texto é fazer com que mulheres reflitam sobre as relações de amizade que mantêm com outras mulheres e que tipo de comportamento desempenham dentro destas dinâmicas que incluem outras subjetividades e formas de pensamento. Cara amiga, se você reconhece uma outra mulher como alguém que te quer bem, independente da situação, então você tem ouro!

Quanto mais próximas formos das amigas que nos fazem mal, mais machucadas sairemos deste vínculo de amizade. Não é nada fácil permanecer em um ambiente onde você se sinta ameaçada, já que os sentimentos mais comuns que movimentam uma dinâmica disfuncional dentro do círculo feminino são: ciúmes ou competição.

Historicamente, os guerreiros saíam em bandos com o objetivo de conquistar e preservar territórios e possivelmente essa aliança masculina tenha garantido a habilidade de convivência entre os homens, que tendem a exteriorizar suas queixas uns para os outros.

Já as deusas, permaneciam em seus respectivos lares, cuidando de suas crias. Sendo assim, o histórico do ofício do feminino que acessamos não favoreceu o desenvolvimento de habilidades de comunicação entre as mulheres. Esta inabilidade de exteriorização acabou produzindo muitas mágoas e rancores nas referidas relações, dificuldades que buscamos acentuar através de vivências e informações que favoreçam um tipo de comunicação saudável e empática.

Contudo, para que esse paradigma seja cada vez mais suavizado é necessário que haja um comprometimento no sentido de não repetir/reproduzir situações que fortaleçam a fragilização deste vínculo. Por isso, mulher, te convido a pensar sobre o impacto da sua presença na companhia de suas amigas ou outras mulheres do seu convívio. Você tem sido inclusiva, confiável e generosa?

Em caso de dúvidas ou necessidade de maiores informações, entre em contato pelo (18)991390000.

Escrito por Rafaela Piai - Psicóloga CRPSP N°133655

Integração Regional

integracaoregionalnews.com.br

Jornal integrante de veículo de comunicação com sede em Presidente Venceslau (SP).

0 Comentário(s)

Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu comentário

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Privacidade.

Sim, eu aceito. Não, eu não aceito.