Presos que cumprem pena na Penitenciária “João Augustinho Panucci”, em Marabá Paulista (SP), se recusaram a retornar às celas após o banho de sol, provocaram um motim na unidade e tiveram de ser contidos pelo Grupo de Intervenções Rápidas (GIR).
Segundo informações do Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo (Sifuspesp), a rebelião teve o envolvimento de quase 80 detentos na terça-feira (11). Ainda de acordo com o Sifuspesp, a insurreição começou durante o procedimento conhecido como "tranca", ou seja, quando os presos retornam do banho de sol, às 9h45.
Enquanto sete presos seguravam a porta de uma das celas para impedir o fechamento, cerca de 70 envolvidos estavam no pátio do presídio e colocaram fogo em colchões para fazer uma barricada, isto é, uma estrutura de bloqueio, na gaiola de acesso, conforme o relato da entidade sindical.
Cerca de 40 minutos após o início da rebelião, o GIR, da Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP-SP), esteve no local para apoiar os funcionários da unidade no enfrentamento da situação.
Os profissionais controlaram a revolta e isolaram os presos que se recusaram a seguir ordens. A ala 8 da penitenciária foi destruída e, por isso, outros detentos do presídio tiveram de ser remanejados.
A operação durou até as 23h da última terça-feira, conforme o sindicato. Não houve policiais ou presos feridos e, ao todo, 77 envolvidos na rebelião foram transferidos de Marabá Paulista para a Penitenciária "Tacyan Menezes de Lucena", em Martinópolis (SP).
Em Nota;
A SAP-SP ressaltou que foram 30 presos envolvidos na ocorrência e que "a situação foi controlada rapidamente, porém, a equipe permaneceu no local até mais tarde para garantir a segurança e disciplina da unidade". De acordo com os dados oficiais da SAP-SP atualizados na quarta-feira (12), a Penitenciária de Marabá Paulista conta com uma população carcerária de 980 presos para uma capacidade de receber 844 homens.
(Por Nathalia Salvato, g1 Prudente)
0 Comentário(s)
Seja o primeiro a comentar!