O biólogo 'Helder Telles Stapait', de Presidente Venceslau (SP), compartilhou detalhes de uma experiência que levou à elaboração de um projeto a ser apresentado na Conferência das Partes "COP 28", órgão supremo da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima.
"Testemunhamos o que a falta de chuva tem feito para o abastecimento de água para a produção e população. Impactos econômicos altíssimos. Temos muitos outros surgindo a cada ano e não estamos prestando a devida atenção" ressaltou Helder.
No domingo (03) foi celebrado o "Dia do Biólogo", Helder que é especialista em Gerenciamento Ambiental e atual assessor da Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas (Seclima), em São Paulo (SP), relatou sobre as alterações climáticas em um cenário palpável a todos os seres que habitam o planeta Terra, e que já sentem os reflexos negativos desse fenômeno.
O encontro, que neste ano acontecerá em "Dubai", nos Emirados Árabes Unidos, a partir do dia 30 de novembro, reunirá trabalhos desenvolvidos pelos participantes do projeto Mercocidades. "Medir e planejar diante da mudança climática" no qual o venceslauense faz parte representando o Brasil, junto à assessora da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, 'Laura Lúcia Ceneviva', a convite da Secretaria Municipal de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo.
COP 28;
Após um encontro que oconteceu em Montevidéu, no Uruguai, os participantes foram incumbidos de desenvolver trabalhos que abordassem planos de prevenção de riscos e de prevenção de chuvas de verão, de proteção em reservatórios de água, de redução da emissão de gases do efeito estufa e de reflorestamento em grandes áreas devastadas.
"O sentimento foi de êxtase! Tudo foi incrível e, como minha primeira experiência profissional internacional, fiquei extremamente eufórico em busca de maior interação e conhecimento para que pudesse retornar com o máximo de exemplos vividos possível. Agora, há esperança de toda a equipe estar presente na apresentação do projeto em Dubai", finalizou o biólogo.
(Por Bárbara Munhoz, g1 Prudente)
0 Comentário(s)
Seja o primeiro a comentar!