Há 104 anos, o Shokonsai, que significa “convite às almas”, reúne tradição e fé da colônia japonesa, no único cemitério japonês no Brasil. A celebração anual é realizada neste final de semana, com início hoje (13), e encerramento neste domingo (14) com a cerimônia das velas. Evento é aberto a todos os públicos.
Segundo o coordenador geral do evento e vice-presidente da Associação Cultural, Esportiva e Agrícola de Álvares Machado, Luiz Takashi Katsutani, o povo japonês tem um nível de espiritualidade diferente dos demais. “O dia do Shokonsai, é o dia que ele está convida as almas de todos os antepassados para voltar.
Para o japonês, isso é motivo de alegria, os antepassados novamente com eles. Por isso entregam flores, comida e além de tudo, tem música, tem tudo que significa alegria. Pois, para os japoneses, o culto aos antepassados é algo muito importante e só poderia ser feito com muita festa”, afirma.

Neste ano, são esperadas 8 mil pessoas durante o fim de semana, não só de descendentes japoneses, mas também de não descendentes. “A admiração pela cultura japonesa é também compartilhada pelos não descendentes, que gostam da nossa cultura, apreciam a música, as danças e a gastronomia japonesa, e o comportamento em termos de ética, honestidade, resiliência e dedicação ao trabalho”, diz Takashi.
Neste sábado a praça de alimentação já esta aberta ao público. E no domingo, a partir das 10h, com 20 pratos típicos japoneses. Também haverá 25 expositores de diversos segmentos como artigos orientais, semi-jóias, entre outros.
Confira a programação:

Hoje (13)
-16h: apresentação de dança japonesa;
- 16:15: apresentação de balé;
- 16:30: apresentação de capoeira;
- 17h: J.Jofre MMA (mestre Jerson Jofre;
- 17h30: KPOP (Grupo Your Illusion);
- 17h45: KPOP (Grupo Sunday);
- 18h: Desfile Cosplay;
- 18h30: apresentação de música com a Orquestra Camerata;
- 19h: Taikô (Grupo Dantai Fênix);
- 20h: Banda Kizura;
- 20h30: Dança - Billie Jean (George e as Georgetes);
- 20h45: Show Pascoal Mitida (São Paulo);
- 21h30: Odori - Sakura Ondo (Grupo de Álvares Machado);
- 21h45: Show com Sergio Tanigawa (São Paulo)
Domingo (14)
- 9h: culto budista na capela;
- 10:30: oração no monumento dos soldados desconhecidos da segunda guerra mundial;
- 11h: abertura oficial no palco;
- 12h: início das atrações artísticas - dança, karaokê, taiko, artes marciais;
- 16h30: Bon Odori;
- 17h30: Ritual das velas
Serviço;
O 104º Shokonsai será realizado no Cemitério Japonês, localizado na Estrada Vicinal Vereador José Molina, no km 2, no sentido do distrito de Coronel Goulart, em Álvares Machado.
(Da redação)
0 Comentário(s)
Seja o primeiro a comentar!